Especialmente os pais de primeira viagem não sabem como enfrentar o choro de um bebê. Às vezes, estes choros se devem a algo que os incomoda ou fazem se sentir mal.
Estas são algumas das principais doenças que afetam o bebê e como podemos detectá-las:
Icterícia
É uma descoloração amarela da pele e do branco dos olhos, que se produz entre o segundo e o quarto dia de vida.
Isso se deve ao fato de que o fígado termina não funcionando com a regularidade oportuna e, portanto, não é capaz de transformar uma substância, chamada bilirrubina, que vai se acumulando. O pediatra dirá quando é necessário recorrer a um tratamento.
Irritações
Eritema da fralda: É causado pela fricção do plástico e outros componentes das fraldas. Por isso, é preciso lavar e trocar a criança, muitas vezes, embora o que realmente ajuda é deixa-la sem fralda durante o maior tempo possível.
A irritação pode ser acompanhada de uma infecção pelo fungo cândida se a dermatite é persistente e não desaparece com os cremes habituais. Para resolver, o médico prescreverá um creme antifúngico.
No pescoço: Se apareceram manchas de cor alaranjada, salmão ou vermelha podem se tratar de angiomas, algo muito comum em recém-nascidos e que costumam desaparecer sozinhas.
Dermatite Atópica
A dermatite atópica pode ocorrer em crianças entre dois e seis meses e se localiza com maior frequência nas dobras dos cotovelos, punhos e joelhos, em forma de erupções cutâneas e pele seca.
Costuma ser do tipo alérgico ou por um tipo hereditário de pele sensível.
Pode ser crônica e desaparece antes da adolescência. O médico te indicará cremes para tratamento, com corticosteroides, geralmente.
Gripes e Resfriados
São infecções respiratórias causadas por um vírus. Podem durar vários dias com corrimento nasal, dor de garganta e dor de cabeça, febre ligeira, espirros e cansaço.
É necessário ajuda-los a limpar as vias respiratórias com soro fisiológico ou água do mar e fazê-los beber muitos líquidos.
Se o catarro é forte pode afetar os pulmões e se converter em uma doença bacteriana.