Todos esses nomes são muito novos para a grande maiorias das pessoas. E eles realmente assustam tanto por serem termos novos (o que já os torna potencialmente perigosos, segundo a mente humana) e por estarem ligados a um mosquito de tamanho quase imperceptível e que fica mais forte (resistente) a cada ano. Mas o que o zika vírus, a síndrome de Guillain-Barré e a microcefalia têm em comum?
O que é síndrome de Guillain-Barré (SGB)
A síndrome de Guillain-Barré (SGB) também conhecida como polirradiculoneurite aguda é uma doença caracterizada por uma inflamação aguda com perda da mielina (importante membrana de proteína e lipídeos que envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso) dos nervos periféricos e às vezes de raízes nervosas proximais e também de nervos cranianos. Dentre os sintomas, está a fraqueza muscular.
Zika Vírus: o que é e sintomas
O Zika Vírus é um vírus que, assim como o vírus da dengue e da chicungunha, é transmitido pelo Aedes Aegypti. Em humanos, o Zika Vírus (ou vírus Zika) causa a doença conhecida como febre Zika.
Coceira pelo corpo
Erupções cutâneas (em alguns casos)
Estado febril (febre até 38° C)
Manchas vermelhas pelo corpo
Diarreia
Dores musculares
Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés
Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos
Conjuntivite (em alguns casos)
Qual relação entre zika vírus e síndrome de Guillain-Barré?
Um estudo – que inicialmente iria estudar apenas a dengue – demonstrou que sete pacientes (dos 130 registrados em Pernambuco) diagnosticados com a SGB haviam sido infectados pelo zika vírus. Os cientistas acreditam que o vírus zika foi o responsável por desencadear a síndrome SGB nestes sete casos, o que sugere a relação do vírus e suas complicações neurológicas. A pesquisa foi feita pelo pesquisador Carlos Brito. Segundo o cientista, o aumento da incidência dos casos da síndrome ocorreu em maio, logo após o surto de casos de zika vírus no estado de Pernambuco (onde há mais casos da síndrome e também da microcefalia). Devido a várias informações que foram veiculadas erroneamente pela imprensa, a Fiocruz soltou uma nota:
A Fiocruz Pernambuco não está realizando nenhum outro estudo que tenha relação com o vírus zika. Sugerimos aos profissionais da imprensa que, para maior segurança na veracidade das informações, busquem os contatos com nossos pesquisadores a partir da assessoria de comunicação da unidade regional da instituição. Vale destacar que, com relação aos recentes casos de microcefalia, todas as atividades da Fiocruz estão sendo desenvolvidas em consonância e parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. [via: Fiocruz]
E qual relação entre Zika vírus, síndrome de Guillain-Barré e microcefalia?
Não há relação entre as três ao mesmo tempo. O que existe é que a principal hipótese para explicar os casos de microcefalia é o zika vírus, mas por enquanto são especulações que estão sendo averiguadas. Ou seja, pode ser que zika vírus e microcefalia estejam relacionados. Da mesma maneira, e como já foi exposto, há uma relação entre o vírus zika e a SGB. Porém, não há qualquer relação entre a microcefalia e a síndrome. O vetor (vilão) pode ser o mesmo
De tudo o que foi escrito, o mais importante é salientar que o mesmo vetor (transmissor) do vírus Zica, o mosquito Aedes Aegyptipode estar se tornando um vilão cada vez mais forte, causando doenças como a dengue, e transmitindo o vírus Zica, causador da doença de mesmo nome que pode estar relacionado aos casos de microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré, isso sem citar a chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito. Dessa forma, é de suma importância que se combata cada vez mais o mosquito que antes só circulava durante o dia e só se reproduzia em águas pardas limpas, mas que agora “ataca” também a noite e também já está se reproduzindo em águas sujas.
A melhor maneira de se prevenir é não deixar que o mosquito… … da dengue (que conta com 4 vírus diferentes, então 4 possibilidades de adoecer), … do zika vírus, … da chikungunya e, até… … da febre amarela (em alguns casos) consiga se reproduzir.