Exames de rotina para manter uma boa saúde. Aqui te apresentamos um breve guia de quais são ecom que freqüência você deve fazêlos. Tome nota!
É sabido que os homens, em geral, são mais relutantes em procurar cuidados médicos e discutir sobreos seus problemas de saúde. Inclusive foi comprovado que, em muitas ocasiões, são as mulheres queos motivam a serem mais conscientes da sua saúde. Talvez isso se deva à falta de informação, ou aofato de que pensam que não precisam realizar exames regulares, se não se sentem mal diante doaparecimento de algum sintoma.
De qualquer forma, te convidamos a tomar medidas sobre o assunto e assumir o controle da sua saúde,algo que não pode ser negociado. Portanto, tome nota destes testes e exames que são recomendados deacordo com a sua idade.
Recomenda-se realizar um exame físico geral a cada 3 anos, entre 20 e 39 anos de idade. Esteexame é realizado para determinar se você tem algum problema físico que compromete a suasaúde mediante uma inspeção do corpo, palpação, auscultação (ouvir sons) e percussão(produzir sons tocando em certas partes do corpo).
Exame da pressão arterial de dois em dois anos a partir dos 20 anos de idade ou anualmente se apressão é superior a 120139/8089 Hg.
Exame de colesterol no sangue e verificação do coração para descartar anormalidades: a partirdos 34 anos, deve ser feito a cada 5 anos. Isso varia, se você tem alguma condição, comodiabetes, problemas renais, problemas cardíacos, etc., que talvez devam sem monitorados maisde perto. Alguns homens são aconselhados a tomar aspirina em baixas doses para prevenir osataques cardíacos.
Exame de sangue e de urina a cada três anos entre 20 e 39 anos, a cada dois, entre 40 e 49 anos,e a cada ano a partir de 50.
Exame para detectar o câncer de cólon, deve ser realizado a cada ano após os 50 anos.Obviamente, existem diferentes tipos. Alguns não são invasivos e podem salvar a sua vida.
Exame odontológico, a cada ano para prevenção e limpeza.
Exame ocular, dependendo da sua visão e da saúde dos seus olhos, a cada dois anos ou com afrequência que o seu médico indicar.
Exame para detectar o câncer de próstata: deve começar a partir dos 40 anos para os homenscom alto risco ou 50 para aqueles com risco médio. Converse com o seu médico sobre o seucaso em particular e seus antecedentes médicos para determinar a frequência do exame comprecisão.
Detecção de doenças sexualmente transmissíveis: uma vez que você inicia a atividade sexuale se você notar qualquer sintoma.
Imunizações: Existem várias vacinas que você deve receber quando adulto (tétano, pneumonia,influenza (contra a gripe), etc.). Converse com o seu médico para que te indique qual devereceber de acordo com sua idade e condição.
Exame para determinar a densidade óssea: se você tem risco de desenvolver osteoporose, seumédico poderia pedir um estudo de densidade óssea a partir dos 50. Os homens também podemdesenvolver em certos casos hipogonadismo.
Exame dos testículos para detectar o câncer de testículo (é importante que você examine bem).
Exame da pele para detectar o câncer de pele (é importante que você examine a sua também einforme se observar mudanças).
Claro, esta lista pode variar de acordo com cada caso, mas é bom tê-la em mente para que não tesurpreenda um problema de saúde que talvez pudesse ter sido curado se fosse detectado mais cedo.Converse com seu médico sobre o seu caso particular e não se esqueça de fazer exames regulares paramanter uma boa saúde. E, é claro, consulte o seu médico se você desenvolver qualquer sintoma.